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Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco, conquista o PRWeek Global Awards de Melhor Campanha na América Latina

Prêmios

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Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco, conquista o PRWeek Global Awards de Melhor Campanha na América Latina

06.22.2021
Premiação é uma das mais importantes do mundo na área de relações públicas

Maio 2021 – O Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco criada em abril do ano passado para ajudar a combater a covid-19 e a reduzir os seus efeitos sobre a sociedade brasileira, acaba de ser eleito a Melhor Campanha da América Latina na área de comunicação e relações públicas. O reconhecimento é do PRWeek Global Awards (edição 2021), um dos prêmios mais prestigiados do mundo nessa indústria, concedido pela revista americana PRWeek.

Iniciado a partir da doação de R$ 1 bilhão pelo Itaú, o Todos pela Saúde (TPS) é um movimento que atua em quatro frentes no enfrentamento da pandemia – Informar, Proteger, Cuidar e Retomar – e desde abril de 2020 veio investindo em campanhas de conscientização, na compra e distribuição de EPIs (equipamentos de segurança individual), aparelhos hospitalares, medicamentos e outros insumos para hospitais da rede pública, em programas de aprimoramento da gestão da saúde pública (em todos os Estados brasileiros), em centros de testagem, pesquisas, desenvolvimento de vacinas e, mais recentemente, também no estudo e prevenção de novas pandemias.

Todo esse esforço, que contou adicionalmente com o aporte de outros R$ 300 milhões doados por pessoas físicas e jurídicas, foi coordenado por uma equipe multidisciplinar de especialistas técnicos, sob liderança do Dr. Paulo Chapchap. O lançamento da iniciativa e toda a estratégia de comunicação e sustentação foram conduzidos pela área de comunicação corporativa do Itaú em parceria com a sua agência de relações públicas, a Weber Shandwick.

Por meio do uso de diversos canais e ferramentas, mídia paga e espontânea, engajamento de influenciadores e parcerias com organizações da sociedade civil e instituições públicas, o Todos pela Saúde é um case de construção de marca que em poucos meses de vida ajudou a chamar a atenção da opinião pública para a necessidade das medidas de prevenção e do uso de máscaras (“Máscara Salva”), deu exemplo, inspirou outras pessoas e organizações a fazerem novas doações e, efetivamente, ajudou a salvar vidas.

No intervalo de um ano, o TPS gerou mais de 3.000 reportagens na imprensa nacional (impressos, rádio, TV e onlines), merecendo de início uma reportagem de destaque – e com menção à marca – no Jornal Nacional, da Rede Globo, um feito até então inédito na emissora que deu origem à serie Solidariedade SA (quadro que diariamente mostrava e nomeava doações da iniciativa privada no combate à pandemia). Um dos momentos mais marcantes dessa campanha foi a projeção de luzes que cobriu com uma máscara o rosto do Cristo Redentor, no Rio Janeiro. A ação foi destaque inclusive na mídia internacional, com chamada de capa no LA Times, e reportagens nas redes CNN, NBC, na agência de notícias Reuters e no jornal britânico The Guardian, entre outros.

“Foi um esforço de comunicação que envolveu várias áreas do banco e uma equipe afinada de profissionais de PR, Marketing, Jurídico, Logística, Tecnologia, entre outras. Combinamos o uso de mídias diversas, construímos canais de comunicação com públicos distintos (como colaboradores, clientes, parceiros, sociedade em geral, poder público, organizações civis, comunidades médicas) e criamos um calendário de ações que chamaram a atenção da mídia para promover uma causa. O prêmio PRWeek é um importante reconhecimento de um trabalho com propósito e executado por muitas mãos”, diz Leandro Modé, superintendente de comunicação e relações governamentais do Itaú Unibanco.

Nas palavras do júri do PRWeek, o lançamento do TPS foi uma “campanha abrangente, num tempo crítico de necessidades, que trouxe energia, otimismo e esperança. De alto impacto, poderosa e de qualidade impressionante”.


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